O DUO PAI E FILHA

O Conjunto Pai e Filhos é um digno representante da música popular e tradicional portuguesa, cuja obra pode ser escutada no Spotify. Já o Duo Pai e Filha é um tandem político-ideológico assente em valores tradicionais e populistas — pátria, família, Deus (quando convém) — com presença significativa em podcasts, ecrãs televisivos e colunas de jornais. O seu papel principal consiste em, para além de espalharem o evangelho dos valores tradicionais, enumerar argumentos que neguem o carácter extremado de determinadas organizações políticas, que são, no entender deles, sempre “soberanistas”, “nativistas”, contra o multiculturalismo, mas nunca, jamais, “uma ameaça existencial à democracia”.


O Duo Pai e Filha navega nas nuvens da credibilidade académica, alinhavando um discurso mais ou menos sofisticado a que adiciona uma dose de souplesse. Porém, como bons ideólogos orientados para os resultados práticos, podem deplorar a linguagem, o estilo ou a falta de método das organizações que apoiam, mas não deixam de reconhecer a sua utilidade, dado que os grunts extremistas funcionam como tropa de choque do movimento populista, uma espécie de primeira fase de consolidação no terreno da “implosão de velhos consensos”. Tudo o resto é secundário. É por isso que para Teresa Nogueira Pinto é irrelevante que a AfD seja classificada em 5 estados alemães como uma organização de extrema-direita, ou que Ulrich Siegmund tenha participado num encontro com activistas radicais de extrema-direita e neonazis, que estimule nos seus comícios o grito “Sieg! Mund!” ou que se recuse a concordar que o Holocausto foi o pior crime contra a Humanidade. E é por isso que Jaime Nogueira Pinto, que como bom conservador deveria ser institucionalista e defender a preservação dos rituais e dos procedimentos do poder executivo, nem pestaneja perante os ataques ao Estado de direito perpetrados pela administração Trump, uma pessoa “excessiva na linguagem”, “errática nas políticas”, “inconstante na táctica mas teimoso na estratégia”, e que ele qualifica de “revolucionário”.


Teresa Nogueira Pinto resvala para o sofisma em artigo no Expresso quando alerta para o facto de estarmos num período fértil para “movimentos verdadeiramente extremistas”, pelo que supostamente não deveríamos gastar “rótulos” como “neonazi” ou “fascista” em agremiações que não o serão, evitando que quando uma suposta verdadeira ameaça emergir, ninguém acredite. Eis um argumento reversível, dado que a sua grelha de critérios é tão excessivamente elástica que se revela inoperacional. No seu template nunca nada é extremista, tudo é apenas o produto do “desfasamento entre a as opiniões dominantes no espaço público e as escolhas dos eleitores.” E os militantes que dizem verdades inconvenientes são apenas “fruta podre”.


Jaime Nogueira Pinto em entrevista à Rádio Renascença exemplifica de forma eloquente a instrumentalização (ou a relativização) das convicções religiosas, através da sua utilização selectiva ao serviço do argumento do dia. Inquirido se o acolhimento não é um valor cristão, e confrontado com uma passagem do Livro do Êxodo (“Não maltratarás nem oprimirás os estrangeiros”), contrapôs que “os textos evangélicos (.) servem para tudo” e citou Cristo na parte em que ele diz “Não vim trazer a paz, mas a espada”. Onde residem, então, a misericórdia, a compaixão e o humanismo? Ele tem a resposta certa, assente, certamente, em décadas de inquietação intelectual, de análise de dados empíricos e de observação privilegiada da alma humana: “Os valores cristãos são metas para que devemos tender. Somos imperfeitos.”


Comentários

Mensagens populares deste blogue

MONTENEGRO NÃO CUMPRE OS REQUISITOS DE SEGURO PARA PRESERVAR A DEMOCRACIA

PSICOPATA AMERICANO

O PRINCÍPIO DE PEDRO